25 de novembro de 2009

Comemoração do "Dia da Consciência Negra"


Tivemos também outras apresentações, como Capoeira, Jogral e Poesia






Comemoração do "Dia da Consciência Negra"

Não é apenas o negro que comemoramos neste dia, relembramos sua importância na história, mas também a importância de respeitar as diferenças, sejam elas quais forem.
Trabalhamos muito esse assunto, mas também não deixamos de ver outras formas de falar sobre esse Brasil tão diversificado.
Nossa apresentação final envolveu a História estudada, músicas e expressão corporal...

Começamos por estudar duas lindas músicas:

Pérola Negra - Daniela Mercury
o canto do negro
veio do alto,
é belo como arco- íris dos olhos de Deus

e no repique, no batuque
no choque do aço
eu quero penetrar
no laço afro que é meu, e seu

e vem cantar meu povo
vem cantar você
bate os pés no chão, moçada
e diz que é do ilê ayê



vem a negrada que faz
o astral da avenida
mas que coisa tão linda
quando ela passa me faz chorar

tu és o mais belo dos belos
traz paz e riqueza
tens o brilho tão forte
por isso te chamo de pérola negra

ê, pérola negra
pérola negra, ilê ayê
minha pérola negra






Aquarela do Brasil - Gal Costa


Brasil!
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente
O Brasil, samba que
Bamboleio, que faz gingar
Ó Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor

Brasil!
Pra mim, pra mim, pra mim

O esse coqueiro que côco
A, onde amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil!
Brasil!

A estas fontes murmurantes
A onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
O, esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro





Nosso produto final foi uma linda apresentação:








18 de novembro de 2009

SARESP 2009

Os alunos se prepararam o ano todo para esta prova. Infelizmente não pude aplicar a avaliação para eles, sei o quanto isso os deixam inseguros, mas dei uma passadinha na escola e fiquei sabendo que correu tudo bem!
Tenho certeza de que eles se sairam bem, pois foram muito esforçados e se dedicaram muito!
Estou aqui torcendo por vocês!!!!!!! Confio na capacidade de cada um!
Parabéns adiantado!!!!!!

8 de novembro de 2009

Sala de Informática

Apesar da dificuldade de poucos recursos, as crianças também estã tendo aulas na sala de informática. Eles aprenderam os componentes básicos de um computados, os passos para abrir um arquivo, fechar, jogaram joguinhos de matemática, português, desenho...











REPRODUÇÃO HUMANA

As dúvidas foram encaminhadas ao Biólogo Walter José Minto, que preparou uma palestra sobre o assunto.
Tudo explicado de forma científica, para que as dúvidas fossem sanadas de forma completa.
A palestra foi muito boa e escalrecedora, as crianças se interessaram , embora tenham ficado um pouco acanhadas com o assunto.
Várias das dúvidas da caixinha foram lidas e explicadas durante a palestra, além de usar o recurso audiovisual para ilustrar melhor a fala do palestrante.

"Como nasce o leite na mulher?"
"Quem é responsável pelo sexo do bebê?"
"O que é menstruação?"
"Dá para engravidar sem menstruar?"
"Engravida se estiver menstruada e tiver relação sexual?"
"Se o bebê nasce com deficiência, de quem é a culpa: do homem ou da mulher?"

Essas e outras dúvidas foram bem respondidas pelo biólogo, e as crianças saíram satisfeitas com suas dúvidas sanadas.
Deu para ver nitidamente a satisfação deles quando um aluno virou para mim e disse "Ele leu a minha pergunta, professora! Achei que ele nem tinha lido os papeizinhos!" Isso mostra que eles se sentiram parte da palestra e que demos importância às dúvidas deles também.












Reprodução

De acordo com as expectativas de aprendizagem de Ciências para o 5º ano (4ª série), o assunto será "reprodução".
No geral, abordaremos assunto como reprodução humana, animal e vegetal, suas curiosidades e importâncias.
Para começar , iniciamos o capítulo do livro dos alunos que trata de reprodução humana. Falamos sobre as mudanças do corpo na adolescência, os cuidados com a higiene, os conceitos básicos de cada sexo, tudo de maneira séria e responsável.
A intenção não é alertar as crianças para a tividade sexual, mas sim como conhecimento do próprio corpo e as mudanças que ocorrerão. Abordando, inclusive os perigos de uma gravidez na adolescência, as responsabilidades dos nossos atos, como o corpo ainda está se formando..., para que a criança aproveite cada fase de sua vida sem querer "pular etapa".
Após a leitura do capítulo, tivemos uma conversa e cada criança teve a oportunidade de levantar suas dúvidas.
Por incrível que pareça, surgiram dúvidas sobre assuntos inoscentes como, por exemplo, se a mulher sentar no banco que um homem acabou de levantar, e o banco ainda estiver quente, ela engravida?
Após a aula, a criança ainda pôde colocar suas dúvidas no papel , sem precisar se identificar, em uma caixinha que será enviada à um profissional para respondê-las.